Sobre os Grupos e Espetáculos

Grupo Pombas Urbanas
O Grupo Teatral Pombas Urbanas completou em outubro de 2014, 25 anos de existência, tendo realizado pesquisa sobre a formação do ator, linguagem e dramaturgia formando um repertório de 13 espetáculos, em sua maioria textos de autoria de Lino Rojas, criados a partir da pesquisa Desenvolvida pelo grupo. Sua pesquisa se caracteriza pelo estudo contínuo sobre a cidade de São Paulo e seus habitantes e na construção de uma linguagem cênica que traz a poética do jovem brasileiro Contemporâneo.

SOBRE O ESPETÁCULO “Era Uma Vez Um Rei”
Num final de tarde, um grupo de mendigos se encontram em uma praça da cidade Com latas, plásticos e papelões criam o espaço onde vivem, descansam e fazem festa. De suas relações nasce uma brincadeira na qual um deles propõe ser rei.
A partir disto, tem início um intenso jogo humano e imaginativo e esses mendigos saem da realidade em que vivem para representar as relações de poder da mesma sociedade que os marginaliza.


Núcleo Teatral Filhos da Dita
Somos jovens artistas, filhos das ditas mães solteiras e desamparadas, filhos de uma dita nação de todos, filhos de uma dita cultura valiosa, porém desvalorizada cotidianamente. Somos filhos de Pombas Urbanas, gerados de um processo artístico coletivo, humano e concreto, o Teatro, que escolhemos como forma de existência e resistência no mundo. 

Espetáculo- “A Guerra”
Três soldados partem para a guerra e, no caminho, esquecem quem é o inimigo. A partir dessa constatação, o espetáculo apresenta cenas que revelam ao público o absurdo de guerras invisíveis vividas cotidianamente. Num campo de batalha que se transforma constantemente, atrizes e atores representam diversos personagens e situações que se interrelacionam, trazendo à tona um mundo onde a espetacularização da violência, impulsionada pelo desejo de poder, ganância e interesses privados, aliena e desumaniza o homem, separando-o da vida.


 Cia Teatral Aos Quatro Ventos
 A formação da Cia Teatral Aos Quatro Ventos teve início em 2010 a partir de cursos livres de iniciação teatral ministrados no Centro Cultural Arte em Construção, sob a coordenação de Marcos Kaju, ator do Grupo Pombas Urbanas.
Fazendo uso do método das ações psicofísicas de Stanislavisky, o estudo contribuiu para a montagem de “A Gata ingênua”, primeiro espetáculo da Cia que é destinado a crianças e trata da importância da leitura e escrita. O grupo pesquisa uma linguagem lúdica e divertida que dialogue diretamente com seu público

Espetáculo- “A Gata Ingênua
Em uma fazenda do interior, vive um casal de velhinhos, que tem como animal de estimação uma gata pra lá de preguiçosa. Nessa casa surge um rato devorador que vive acabando com a dispensa da fazenda, o casal se vê num problema que não sabem como resolver, assim, ambos ordena que a gata capture o rato, caso contrário ela irá morar na rua. A gata, assustada com a situação se vê obrigada a caçar o roedor, porém, por ser preguiçosa e ingênua ela não se importa em aprender a ler e escrever, por isso não sabe o que é um rato. O rato, muito esperto e malandro, se aproveita da situação e finge ser amigo da gata, dando falsas informações de como seria um rato, envolvendo os outros animais da fazenda nessa mentira, como: a galinha, o cachorro e até mesmo uma rã. A partir daí, eles embarcam em grandes confusões, despertando muita diversão e euforia no público.


Grupo Circo Teatro Palombar
Palombar era o ato de arrematar com cordas as costuras dos panos que cobriam o circo para reforçá-las e impermeabiliza-las. Muitas vezes essa tarefa era feita de forma coletiva por todos os familiares e artistas que viviam ali. O Grupo de Circo Teatro Palombar nasce em 2012 com jovens artistas do bairro Cidade Tiradentes, os quais muitos iniciaram sua formação ainda criança no projeto “Somos do Circo” (2005 a 2010) no Instituto Pombas Urbanas e cresceram juntos, cultivando com alegria o desejo de aperfeiçoar-se, criar e difundir sua arte.
Além do aprimoramento técnico, os jovens do Grupo tem se dedicado a multiplicar sua experiência em oficinas para crianças e jovens de Cidade Tiradentes.


Espetáculo- “Uma Arriscada Trama de Picadeiro e Asfalto”

O espetáculo conta a história de Dimbo, um vendedor de pipocas que tinha o sonho de ingressar no circo até que um dia se depara com uma trupe que o convida a acompanhá-los. A partir daí, ele mergulha na memória do circo e, numa narrativa divertida e envolvente, conta a história do circo através dos tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário